• Youtube

Sedes e Sagrima assinam termo de cooperação para incentivar cadeia produtiva do leite no estado

Para incentivar o fortalecimento das cadeias produtivas do leite no Maranhão, as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e a de Agricultura Agropecuária e Pesca (Sagrima) assinaram, nesta terça-feira (22), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, termo de cooperação técnica, o que garantirá a cessão de tanques de resfriamento para as regiões produtoras.

Entre os municípios beneficiados estão São João do Sóter, Codó, Matões, Parnarama, Presidente Dutra e Tuntum. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco de Oliveira Junior, explicou que os tanques entregues vão aprimorar a estrutura do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Leite (PAA-Leite), na condição do abastecimento do produto.

“Desde o início da gestão, o governador Flávio Dino sempre incentivou o PAA-Leite com ações que vão desde a ampliação do programa até às melhorias na estrutura. Uma das principais dificuldades encontradas pelos produtores do nosso estado é com o armazenamento do leite. Com o termo que assinamos, hoje, com a Sagrima, os municípios beneficiados receberão tanques de resfriamento que ficarão em locais estratégicos para facilitar a coleta e o armazenamento adequado do leite, dando fim ao desperdício que acontecia por falta de local apropriado”, explicou Francisco de Oliveira Junior.

O PAA Leite consiste na aquisição de leite de vaca e de cabra provenientes da produção independente de agricultores familiares que atendam aos requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes. O programa foi implantado pelo Governo Federal com o objetivo de atender famílias registradas no Cadastro Único e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e alimentar.

Recentemente, o Governo do Estado ampliou o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Leite para mais 17 cidades maranhenses. O programa, que já atendia mais de 20 mil pessoas na região dos Cocais, agora atenderá, também, o Médio Mearim e o polo de Caxias, beneficiando cerca de 15 mil pessoas.

14073_sagrima_3_6736407090416473529-1024x576

Contatos

contatos

SEDES

Rua das Gardênias, Quadra 1, n.º 25, Renascença

(Prédio atrás do Office Tower)

São Luís - Maranhão
CEP: 65075-080
(98) 2016 9200

Localização

localização

Click to open larger map