Sedes realiza capacitação técnica a gestores para execução dos serviços socioassistenciais no Maranhão

Visando proporcionar maior conhecimento teórico e prático na execução dos serviços socioassistenciais no Maranhão, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) está promovendo Capacitação de Apoio Técnico da Política de Assistência Social, voltada a técnicos e gestores da área, em todo o Estado. Esta semana, o curso acontece nos municípios de Santa Inês e Maranhãozinho. A ação é coordenada pela Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS).

A capacitação integra a política de Assistência Social desenvolvida pelo Governo do Maranhão, visando orientar e promover maior compreensão acerca do planejamento e elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social (2018 – 2021), como instrumentos de gestão na área.

Em Santa Inês, cerca de 60 pessoas de 15 municípios da região participam do evento. Em Maranhãozinho, a capacitação conta com 43 participantes de 10 municípios da regional.

Segundo a secretária adjunta da SAAS, o Plano de Assistência Social é um instrumento de planejamento estratégico participativo que organiza, regula e norteia a execução da Política de Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUAS).

A elaboração do plano de assistência social é de responsabilidade do órgão gestor da política, que o submete à aprovação do Conselho de Assistência Social, reafirmando o princípio democrático e participativo da ação

“Nosso objetivo é aprimorar o apoio técnico aos municípios, na implantação e estruturação do trabalho social desenvolvido nesses locais, na perspectiva de garantir às famílias em situação de pobreza o pleno direito às ações socioassistenciais ofertadas pelo governo”, afirmou a secretária adjunta da SAAS”, Célia Salazar.

Na programação do curso, que carga horária de 20 horas, serão abordados temas relativos à Política de Assistência Social e o processo de planejamento; subsídios de orientação para construção e elaboração do Plano Municipal de Assistência Social; Acolhimento Institucional/Familiar; operacionalização do Serviço de Atenção Integral à família (PAIF); subsídios de orientação para utilização do Plano de Acompanhamento Familiar no âmbito do PAIF; – Implementação e operacionalização do Serviço de Proteção e Atendimento a famílias e indivíduos-  PAEFI; construção do fluxo da implantação do projeto Família Acolhedora, entre outros assuntos.

O evento conta ainda com apresentação dos trabalhos de grupo sobre construção e elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, o Plano de Acompanhamento Familiar no âmbito do PAIF e sobre o projeto Família Acolhedora.

SAAS

Área de anexos