Fonaceas discute melhorias para gestão das políticas de assistência social e fortalecimento do controle social do SUAS

Os desafios da gestão e do controle social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos dias atuais é o principal foco dos debates realizados no 41º Encontro Nacional de Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas), aberto nesta quinta-feira (05), no Convento das Mercês, em São Luís.

Até esta sexta-feira (06), cem conselheiros estaduais de assistência social de 27 estados discutirão propostas para melhorar a gestão democrática do SUAS e fazer com que o exercício do controle social seja efetivado em todas as esferas de execução das políticas voltadas à área.

O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Maranhão (CEAS), Jairo Dias, destacou a importância do encontro para o fortalecimento das políticas de assistência social e melhor monitoramento das ações por meio do controle social.

“Para se ter uma boa gestão é necessário termos um controle social forte e organizado. E é isso que estamos buscando nesse encontro, discutir com todos os conselhos que executam o controle social da política de assistência, apresentar e encaminhar propostas de melhorias dessas ações destinadas áreas, seja em nível municipal, estadual ou federal. E o fórum é mais um espaço democrático de discussões com essa finalidade”, observou Jairo Dias.

O presidente do CEAS explicou, ainda, que será elaborada uma carta apresentando propostas para a efetivação de gestão democrática das políticas de assistência social, que será encaminhada aos órgãos competentes na área. “São propostas, por exemplo, para melhorias dos serviços nos Centros de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência de Assistência Social (Creas), dos restaurantes populares, entre outras ações, com orientações sobre o que precisa melhorar e o que o controle social precisa fazer para que isso aconteça”, frisou Jairo Dias.

No encontro também foram realizados painéis sobre os desafios da participação e representatividade da sociedade civil no controle social e na efetivação do SUAS, tendo como palestrante a presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Leiliane Oliveira Almeida. Também foi discutido as ferramentas de gestão da Secretaria Executiva necessárias para o bom desempenho das atividades dos Conselhos de Assistência Social.

No evento também serão apresentadas ações desenvolvidas pelo Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e sobre o controle social realizado no Maranhão. Ainda como parte dos debates do 41º Fonaceas serão abordados também a importância do planejamento Decenal, do pacto de aprimoramento e dos planos de Assistência Social e seu monitoramento para o fortalecimento do SUAS.

“As nossas discussões são todas pautadas na gestão democrática e no fortalecimento do SUAS, além de buscarmos saber como se está realizando o controle social no país com relação às políticas de assistência social. Queremos também identificar nossas fragilidades e apontar saídas, estratégias de superação para avançarmos na efetivação do SUAS e com um controle social qualificado e capaz de incidir efetivamente no monitoramento dessas ações”, ressaltou a coordenadora geral do Fonaceas, Ivani Matias.

11451_rod6214_1181452310376227258